Projeto PDI Aneel - Comercializadora Condomínio
Esse projeto fruto do P&D ANEEL PD-0064-1069/2022, que está sendo continuado pelo P&D PD-0064-1074/2024, tem o objetivo de entregar os benefícios de um portfólio compartilhado de energia gerido profissionalmente, para os geradores de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre.
Inspirado em fundos de investimento do mercado financeiro, este condomínio de geradores é capaz de entregar transparência, equidade entre cotistas, previsão orçamentária, alinhamento de interesses, maior segurança, diversificação e uma gestão profissional para seus volumes de energia tal qual uma grande comercializadora, o que resulta em um preço médio de venda por MWh maior.
Durante a primeira fase do projeto, desenvolvemos a metodologia e a colocamos em prática via um portfólio sombra gerido pela mesa de operações da proponente, com o objetivo de validar o modelo proposto. Na fase atual, o projeto está desenvolvendo os sistemas e aprimorando o modelo de negócio, para que ao final do projeto em 2025, o mercado de energia elétrica tenha uma alternativa de ponta alinhada com seus interesses, para a venda de seus contratos de energia no mercado livre.
O gerador participa de todo o benefício de uma casa de trading.
Muito além de uma comercializadora tradicional, agora o gerador poderá optar por mais uma opção no mercado.
Gestão Profissional:
-
Não é o gerador quem faz o trabalho de vender no melhor momento, mas sim uma equipe profissional estruturada para isso, o gestor do portfólio. O papel do gestor é trabalhar pelo resultado do portfólio.
-
O grosso da sua remuneração só é paga se o desempenho do portfólio superar o desemepenho do benchmark, dessa forma, o gestor apenas ganha se os cotistas ganharem também.
Gestão de Portfólio Diversificado:
-
Diversificar a alocação de energia é importante para aumentar as chances de ganhos e diluir os riscos do portfólio. Afinal, quando o gerador aloca energia no portfólio, ele irá compartilhar este portfólio com diversos outros geradores, de fontes diferentes, contribuindo para mitigação de risco.
-
Se o gerador tem contratos concentrados em uma ou duas comercializadoras, por exemplo, além de ter limitações sazonais intrínsecas da sua fonte, se essas instituições sofrem problemas financeiros, toda sua estratégia de receita estará em risco.
Fácil Acompanhamento:
-
Não será necessário a equipe do cotista estar no detalhe do mercado, pois a rentabilidade será informada diariamente. Dessa forma, pode-se otimizar o tempo gasto pela equipe no gerenciamento do portfólio da geração em si.
-
Além dos acompanhamentos diários, o cotista terá reuniões mensais com o gestor para tendências do mercado.
Segurança do Mercado:
-
Todos as operações seguem o padrão de mercado, passando por registros na CCEE. As possibilidades de gestão do portfólio seguem as regras e os limites estabelecidos no regulamento. Todas a operação será auditada.