top of page
  • Foto do escritorRafael Perez

Estrutura de uma Gestora de Fundo de Investimentos

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre a estrutura de uma gestora de ativos no mercado financeiro. Lembramos que essa serie de conteúdos culminara em uso de um modelo de fundo de investimento dentro do nosso mercado de energia.



Estrutura de Uma Gestora


Uma gestora de ativos, ou asset management, é a empresa responsável pela administração e gestão de recursos financeiros de terceiros. Autorizada pelo órgão regulador devido a sua estrutura e especialização da equipe, esta gestão pode ser feita por meio de fundos de investimento, ou carteiras administradas.


É na empresa gestora e em seus funcionários que o investidor deposita não só seus recursos financeiros, mas também sua confiança de que devido ao know how, a decisão de alocação da empresa será mais eficiente do que a alocação realizada diretamente pelo investidor.


O método de avaliação de empresas gestoras tem se tornado mais rigoroso e profissional, com uma equipe dedicada realizando uma análise minuciosa de possíveis problemas de interesses, reputação, estrutura, regulamentação e conhecimento do negócio. Isto inclui verificações de conflitos de interesses, avaliação de processos e dívidas de pessoas físicas e jurídicas, aspectos relacionados à infraestrutura física, tecnológica e pessoal, e a verificação de que todos os requisitos regulatórios e autorregulatórios estejam sendo cumpridos, além de uma análise dos currículos e capacitações da equipe.


Os conflitos de interesses dentro de uma gestora são mitigados pela segregação de atividades relacionadas que a empresa possa ter. Um exemplo bem comum no mercado financeiro, é existir dentro de uma mesma empresa ou grupo, a gestora de ativos que faz a gestão de fundos de investimento, e a gestora de patrimônio. A gestora de ativos se propõe a fazer a melhor alocação dos recursos num universo previamente estabelecido, com limites e regras claras de atuação, estando estas previstas no regulamento e política de investimentos. Já a gestora de patrimônio, se propõe a fazer a melhor administração possível daqueles recursos, conforme as características e objetivos da família, dentre todos os investimentos possíveis, sejam imóveis, sociedades, ativos ou fundos de investimento. Mesmo quando os recursos administrados pelas gestoras de patrimônio são para aplicação em fundos de investimento, a escolha em qual fundo aplicar deve ser feita de maneira técnica, dentro de todo universo aplicável de fundos, independendo do fato de se a empresa ou uma gestora de fundos de investimento.


Gestoras de investimento geralmente apresentam estruturas e áreas internas semelhantes, variando conforme o tamanho da empresa e quantidade de funcionários. As principais áreas que uma gestora de fundos de investimento apresenta para pleno funcionamento de suas atividades conforme a regulação são, a gestão, análise, backoffice, risco, compliance e comercial, além de outras áreas comuns a quase todo tipo de empresa, como RH e TI.


A Área da Gestão


A área de gestão é responsável por tomar decisões importantes na alocação de recursos e ativos. Há profissionais especializados para cada tipo de ativo e eles são responsáveis pelo desempenho de seus respectivos fundos. Para cada tipo de ativo, há pelo menos um profissional especializado, que será o gestor do fundo relativo a este ativo, responsável por suas operações, e também pelo seu desempenho. Por mais que a dinâmica de cada tipo de ativo difira, eles apresentam muita relação entre si, e as variáveis que impactam o preço de um tipo de ativo, muitas vezes afetam o mercado financeiro na totalidade. É importante que esses profissionais estejam próximos uns dos outros para trocar ideias e informações rapidamente, por isso muitas vezes eles se reúnem na "mesa de gestão". O "head da mesa" é a pessoa responsável por liderar as decisões macroeconômicas da empresa, com conhecimento profundo sobre todos os tipos de ativos e participando de todas as decisões de alocação.




A Área de Análise


A área de análise de empresas é encarregada de entender profundamente as empresas nas quais se investe. Eles examinam as fontes de renda e despesas dessas empresas, bem como o caminho estratégico que elas estão seguindo. A equipe de análise de empresas revisa o balanço financeiro da empresa, incluindo todos os relatórios de resultados, e os atualiza sempre que novas informações ou notícias são divulgadas. Antes de qualquer decisão tomada pelos gestores sobre quais ativos adquirir, a equipe de análise de empresas investiga a empresa, compreendendo sua forma de remuneração e fornecendo seu estudo ao gestor, juntamente com a recomendação de adquirir ou não seu ativo, seja ação, título de dívida ou outro. Essa recomendação leva em consideração a saúde financeira da empresa, o nível de preço atual, os objetivos do fundo em relação às características dos ativos, e os limites de risco estabelecidos pela política de investimentos e regulamento do fundo. Além disso, os analistas também são responsáveis por informar os gestores sobre quaisquer mudanças nos fundamentos das empresas acompanhadas e recomendar se elas devem ser retiradas do portfólio ou se outras devem ser adquiridas em seu lugar.



O Backoffice


O setor de backoffice é a parte operacional da empresa e é responsável por manter todas as suas operações funcionando corretamente. Todas as transações, incluindo compras, vendas e empréstimos, precisam ser registradas em sistemas e instituições apropriados, e o backoffice é o responsável por acompanhar e validar os valores e destinos dos ativos. Para ser eficiente, a equipe de backoffice precisa de pessoas e sistemas altamente capacitados, capazes de processar operações em tempo real, validar valores e liquidar operações rapidamente, sem interferir nas decisões de negócios. Além disso, eles são responsáveis por creditar novos aportes no fundo e pagar resgates aos cotistas, ajudando a garantir a tranquilidade dos gestores para se concentrarem nos estudos de mercado.


Abaixo um video que nos conta em mais detalhes ocmo funciona o back office:




A Área de Risco


A área de gestão de risco de uma instituição financeira deve ser uma equipe autônoma com objetivos claros de manter a saúde financeira da operação. Eles devem avaliar os níveis de risco dos fundos que gerenciam, alinhando a exposição aos riscos com as metas específicas de cada fundo. Eles têm o poder de bloquear operações que não sejam de acordo com os limites de risco estabelecidos pelo regulamento e política de investimentos. Para isso, eles monitoram todas as transações do fundo, antecipadamente, para simular e prever como o portfólio se comportará com a adição ou exclusão de ativos.

Por outro lado, a área de compliance também é ligada ao gerenciamento de risco, mas tem como objetivo controlar os riscos relacionados à operação da empresa como um todo. O compliance tem a responsabilidade de minimizar conflitos de interesses entre as áreas, garantir o cumprimento de normas regulatórias e autorregulatórias, e implementar práticas éticas que fortaleçam a harmonia entre instituições e clientes. Eles monitoram as ações dos funcionários da empresa e as movimentações dos fundos, promovem a comunicação e treinamento de áreas e profissionais, e são responsáveis por manter o código de ética e conduta da empresa.



Área Comercial


A área comercial de uma asset é responsável por estabelecer contato e manter a comunicação com os clientes. Eles são os responsáveis por informar aos investidores sobre as atualizações e resultados dos fundos, e por isso, precisam ter conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro para poder explicar de forma clara e objetiva o que aconteceu. Além disso, a área comercial também é responsável por captar novos clientes para o fundo.



No próximo conteúdo vamos entrar me mais detalhes sobre a formação da equipe de uma gestora! Lembramos que tudo que criamos aqui na Navarra é feita para e com o mercado. Fique a vontade para nos contactar para sugerir temas, feedback ou conversar mesmo! Não se esquece de se inscrever em nossa comunidade para ficar por dentro de todos os nossos conteúdos!



495 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page