top of page
Image by Markus Spiske

Navarra Asset Energética

Nova alternativa que alinha a utilização de produtos financeiros e a comercialização de energia no ACL para geradores renováveis, oferecendo uma gestão profissional de contratos de energia inspirada nas estruturas de fundos do mercado financeiro, resultado de uma parceria entre Navarra Technologies e AES Brasil.

globe.png

Os agentes geradores renováveis com energia alocada no ACL e estrutura de comercialização enxuta não têm disponível hoje uma solução para comercializar seus contratos competitivamente no mercado e as alternativas existentes não estão alinhadas aos seus interesses.

Page.png
Assimetria de Informação

As alternativas existentes hoje para os geradores comercializarem seus contratos exploram a assimetria de informação, penalizando o preço de venda dos contratos dos geradores.

Estrutura.png
Estrutura de Comercialização

Montar uma estrutura capaz de competir com os grandes players comercializadores é muito caro e, financeiramente, não faz sentido para esses agentes, que investem primeiramente em seu core business.

vOLATILIDADE.png
Volatilidade de Preços

A alta volatilidade nos preços do ACL, somada aos movimentos direcionais do mercado, faz com que o timing de cada compra e venda de energia tenha impactos significativos na operação dos geradores.

Ferramentas.png
Ferramentas de Gestão

As ferramentas disponíveis hoje não são completas o suficiente para serem capazes de competir com os grandes players, não conseguindo prover inteligência de mercado como diferencial.

Apesar disso

Os pequenos e médios geradores no Brasil (com até 50MWm no ACL) somam juntos 1,73GWm de energia renovável, distribuídos por 161 grupos econômicos.

TAMSAMSOM.png

A ANEEL espera que até 2032 tenhamos mais 157 GW de potência instalada de fontes renováveis no País.

A solução desenvolvida para esses agentes é a gestão profissional de contratos de energia renovável nomeadas como Comercializadoras Condomínio. As CCs, são similares às estruturas compartilhadas dos fundos de investimento do mercado financeiro, com diferentes estratégias e perfis de risco. Este modelo permite a construção de estruturas exclusivas para atender às necessidades financeiras e de comercialização de cada cliente.

1 Navarra.png

​Este modelo, utilizando comercializadoras condomínio como veículos para a gestão profissional de contratos, permite entregar benefícios únicos para os cotistas, como:

Alinhamento de Interesses

O modelo de remuneração da estrutura garante que, para o gestor/comercializadora condomínio ganhar mais, os contratos aportados devem se valorizar, resultando em um maior ganho para o cliente.

Transparência de Informações

Os clientes terão acesso diário ao desempenho dos contratos aportados, com previsão dos fluxos de caixa discriminados pelas taxas pagas e rendimento dos contratos aportados.

Equidade Entre Clientes

A dinâmica de Comercializadoras Condomínio assegura que não há distinção entre a energia aportada por clientes na mesma estrutura, garantindo tratamento igual independente do tamanho ou características do cliente, evitando possíveis conflitos de interesse.

Para capturar todas as oportunidades, serão criadas as assets financeira e energética, visando oferecer produtos estruturados complementares a gestão profissional dos contratos de energia.

Navarra 2.png

Estamos captando R$ 10MM para a Navarra Carbon Zero Asset Holding, a um valuation de R$ 30MM Pre-money para estruturar o time e abrir caminho para lançamento da primeira comercializadora condomínio.

graficos.png

Para estruturar essa solução, reunimos uma equipe multidisciplinar do mercado financeiro, setor elétrico e desenvolvimento de sistemas para desenhar um modelo que atenda às necessidades regulatórias e operacionais dos geradores de energia renováveis, enquanto busca superar competitivamente os preços praticados pelo mercado.

bottom of page